Quais os benefícios de certificações de qualidade ISO?

Atualizado: 27 de Nov de 2020


ISO é a sigla para International Organization for Standardization. Traduzindo para o português, significa Organização Internacional para Padronização. Fundada em 1946 em Genebra, tem como trabalho criar normas e padrões internacionais que possibilitem soluções de problemas encontrados por companhias do mundo todo.


Segundo a organização, empresas com certificações ISO têm produtos e serviços confiáveis, possuem melhores práticas com relação à sustentabilidade, têm maior credibilidade com sua rede de parceiros e tem maior facilidade em negociações internacionais.


Uma das mais conhecidas é a ISO 9001 que fala dos sistemas de gestão de qualidade. Busca entender as necessidades dos clientes, atendê-las e medir a satisfação destes. Na prática, isso gera uma padronização de processos, fluxos e documentos de toda a companhia. Gera aos parceiros de negócio maior segurança, otimização de tempo e consequente economia.


A ISO 14001 trata de políticas ambientais. As empresas com esta certificação devem desenvolver políticas sustentáveis e de proteção do meio ambiente. Ao repensar a utilização de seus insumos com foco em causar o menor impacto possível, consequentemente é gerada também economia financeira.


Já a ISO 45001 (antiga OHSAS 18001) tem como foco a saúde e a segurança ocupacional. Diferente das outras duas citadas anteriormente que analisam a relação da companhia com stakeholders externos, esta ISO exercita o olhar para dentro, do cuidado com colaboradores. Seu objetivo é implantar políticas que diminuam os riscos de acidentes de trabalho impactando diretamente na produtividade da empresa.


O Grupo Itaeté possui as três certificações desde 2016. Todas as empresas do grupo e todos os serviços que prestamos se norteiam por estes padrões. Conheça nossas diversas áreas de atuação clicando aqui. Confira nossas certificações aqui.


66 visualizações0 comentário