Produção de minério no Brasil e relevância econômica internacional

Atualizado: Fev 10


A mineração foi uma das primeiras atividades econômicas a ser desenvolvida no Brasil. Desde a época em que ainda era colônia, o país foi identificado com uma vasta diversidade de recursos naturais. Com o passar dos anos a extração de minérios foi evoluindo e o Brasil começou a exportar diversos tipos de matéria-prima.


Atualmente, segundo o Anuário Mineral Brasileiro de 2020, elaborado pela Agência Nacional de Mineração, 80% da produção mineral do país são de substâncias metálicas. Em 2019 o ferro foi responsável por 72,8% da produção nacional, seguido pelo ouro (10,5%), cobre (7,9%), alumínio (3,1%) e níquel (2,2%). E, em menor quantidade manganês, estanho e nióbio.


Quando falamos de exportação, o maior volume de negociação com o mercado exterior é de produtos metálicos básicos, correspondendo, em 2019, a 26 bilhões de dólares. Em 2020 o valor exportado teve crescimento de 16%. O ferro além de ser o mais produzido é o mais exportado, correspondendo à 69,1% do valor total. Entre os países que mais compram do Brasil estão China, Estados Unidos, Canadá, Países Baixos e Malásia.


E não é só essa a relevância do País no mercado mineral. Recentemente o site Mining.com divulgou um ranking com as 50 maiores mineradoras do mundo, que atingiram US$ 1 trilhão em valor de mercado. A segunda e terceira posição são de empresas tradicionais na mineração brasileira: Rio Tinto e Vale respectivamente. Além disso, entre todas as mineradoras selecionadas, além das duas já citadas, outras seis possuem operações no Brasil.

Em 2020 a ITC Move cresceu sua atuação no mercado de mineração, transportando, em média, 100.000m³/mês de minério e rejeitos, dados de apenas uma de nossas operações. Para o segmento, oferecemos os seguintes serviços:

  • Carga e transporte de material a ser beneficiado;

  • Abertura de lavra para exploração;

  • Escavação e preenchimento de cavas;

  • Limpeza mecanizada das detonações da mina;

  • Terraplenagem, alteamento e contenções com solo selecionado;

  • Formação com modelagem de taludes e bancadas de contenção;

  • Correção e manutenção dos acessos à mina;

  • Humidificação constante dos caminhos de serviço;

  • Realização de drenagens para escoamento de rejeitos bem como facilitação dos processos de beneficiamento.

Para saber mais, clique aqui.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo