Mineração sustentável ganha força em 2021

A busca por melhorias no setor de mineração, em panorama global, é constante. Nos últimos anos os esforços estão voltados para a mineração sustentável, principalmente no que diz respeito a tratativa de rejeitos.


No Brasil, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) possui um acordo de cooperação com a Associação de Mineração do Canadá (MAC) para implementação do padrão sustentável desenvolvido por eles.


Diversas entidades nacionais e internacionais, entre elas o IBRAM e Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), se juntaram para elaborar o Padrão Global da Indústria para Gerenciamento de Rejeitos (Global Industry Standard on Tailings Management). É o primeiro padrão que pode ser utilizado para as barragens já existentes e futuras que surjam.


Dentre os tópicos abordados no documento estão desde como lidar com as comunidades que vivem em torno dos projetos de mineração, aspectos sobre gestão e governança, tratativa de rejeitos, entre outros.

Falando especificamente do tópico nomeado como "Projeto, construção, operação e monitoramento de estruturas de disposição de rejeitos", ele é divido em quatro princípios:


Primeiro princípio: planos e critérios relacionados as estruturas de disposição de rejeitos para diminuir os riscos em todas as fases.


Segundo princípio: desenvolvimento de um projeto integrador da base de conhecimentos para reduzir os riscos de falhas que possam afetar o meio ambiente e as pessoas.


Terceiro princípio: planejamento, construção e operação de minas garantindo a gestão de riscos da estrutura de barragens.


Quarto princípio: projeção, implementação e operação dos sistemas de monitoramento para gestão de riscos durante as fases do ciclo de vida das estruturas de disposição de rejeitos, até a fase de fechamento.


As práticas de gerenciamento de rejeitos também podem ser direcionadas para a geração de valor social e ambiental no Brasil e no mundo. Gerando mais oportunidades de receita e empregos através do aproveitamento econômico dos rejeitos.


A ITC Move atua com movimentação logística em minas e também com o cuidado adequado dos rejeitos, mantendo a segurança da mina, evitando acidentes e contribuindo para uma mineração mais sustentável. Clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços.




O Padrão Global da Indústria de Rejeitos está disponível no Portal da Mineração.

67 visualizações0 comentário