Importância da segurança na mineração

A mineração é um dos negócios motrizes da economia brasileira, não só de maneira macroeconômica, mas também nas regiões pontuais onde há operação de mina. Além do olhar em rentabilidade e saúde do negócio em si, é necessário observar o impacto social e ambiental que geram.

Posterior à acidentes ocorridos, as regulamentações e legislações envolvendo barragens e gestão de resíduos de mineração têm se tornado cada vez mais rígidas. Portanto, para garantir o bom andamento das operações em uma mina é necessário seguir normas e padrões de qualidade, que, caso não atendidos, podem resultar em advertências e até multas.


No Brasil a legislação responsável por essa regulamentação é a NR 22. Nela estão descritas as ações adequadas de prevenção para diversos tipos de acidente que possam ocorrer. O não cumprimento dessas normas pode resultar em diversos impactos negativos tanto para a empresa, como para seu entorno. Além da NR 22, existem leis que complementam.


Em outubro de 2020, foi sancionada pelo presidente, a lei que constitui a nova Política Nacional de Segurança das Barragens (PNSB). A PNSB tem o propósito de garantir que os padrões de segurança das barragens sejam seguidos adequadamente para reduzir as chances de acidentes. E, caso ocorra uma situação inesperada, seja possível agir da melhor maneira diminuindo os impactos.


O novo padrão de segurança das barragens, inclui a proibição da construção de barragens do tipo "a montante" (quando os diques de contenção se apoiam sobre o próprio rejeito depositado). As empresas mineradoras têm até 25 de fevereiro de 2022 para desativar barragens nessa configuração e se regularizar conforme as especificações da lei.

Manter o foco na segurança é ter funcionários qualificados e especializados para realizar as atividades. Além de possuir equipamentos de qualidade e, através de revisões periódicas, garantir melhor funcionamento do maquinário.


A ITC Move preza pela segurança dos funcionários e equipamentos nas operações. Através da terceirização, atuamos com a manutenção operacional e administrativa da mina conforme a legislação atual. Somos certificados pelas ISOs 9.001, 14.001 e 45.001.


Conheça nossos serviços clicando aqui.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo