escavadeira,contra-luz-tratada.jpg

Exportações em 2021 tem previsão de recorde e influenciam na movimentação portuária


Em 2020 o setor portuário teve bons resultados mesmo com as adversidades causadas pela pandemia. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) de janeiro a setembro foram movimentados 849,5 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 3,74% relativo ao ano anterior.


Para 2021 as previsões são otimistas. Levando em conta que um dos setores que mais contribuem para o aumento das exportações é a agropecuária, este ano pode novamente bater recordes.


Tratando somente de agro a expectativa é que sejam exportados cerca de US$ 112,9 bilhões. Isso ocorre devido ao aumento da demanda (principalmente de grãos), alta produtividade e elevação dos preços.


De acordo com o Governo Federal os próximos anos serão de investimentos para o setor portuário (público e privado), estima-se que sejam pelo menos R$ 30 bilhões. O objetivo é melhorar ainda mais a eficiência dos serviços dos portos no ano de 2021. Em 2020 alguns investimentos já refletiram em reconhecimentos e premiações.


O Brasil subiu 13 posições no ranking de modais do Fórum Econômico Mundial no nível de eficiência dos serviços referentes aos portos. E o Ministério da Infraestrutura reconheceu as melhores práticas de gestão (execução dos investimentos, aumento da movimentação e lucros).


A ITC Move atua fortemente na área de movimentação portuária, com operações em cais particulares em Paranaguá e Vitória. Em 2020, em nossa operação no Paraná, movimentamos um total de 3,5 milhões de toneladas no terminal de expedição e 3,5 milhões de toneladas descarregadas no pier, 18% a mais que o ano anterior.


Trabalhamos com foco em alta performance para que nossos clientes tenham o menor tempo possível de navio parado. Conheça mais sobre nossos serviços clicando aqui.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo