escavadeira,contra-luz-tratada.jpg

Crescimento da Movimentação Portuária no 1º bimestre

Em 2021, as perspectivas para o setor de movimentação portuária são muito boas. Ano passado trouxemos uma matéria aqui no blog falando sobre como o aumento da produção de grãos em 2021 impactará diretamente no aumento da movimentação portuária. Mas dessa vez, trazemos números do setor em geral.



Já no primeiro bimestre essa previsão está se confirmando. De acordo com a Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq, nos meses de janeiro e fevereiro foram movimentadas 174,3 milhões de toneladas nos portos do Brasil. Esse valor corresponde a um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado.


Em relação aos tipos de carga mais movimentadas, na liderança está o granel sólido com 93,6 milhões de toneladas (crescimento de 7,4%). Seguido pelo granel líquido e gasoso, que teve aumento e atingiu a marca de 50,9 milhões de toneladas. E a carga conteinerizada com 20,4 milhões de toneladas movimentadas.



Sobre as mercadorias mais movimentadas, em primeiro lugar está o minério de ferro com 59,3 milhões de toneladas, valor que representa um crescimento de 10,6% comparado a janeiro e fevereiro de 2020. Os combustíveis minerais foram responsáveis por 52,6 milhões de toneladas atingindo um crescimento de 14,4%.


Esses dados mostram que a estimativa feita pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está no caminho certo. É esperado que sejam movimentadas 1,2 bilhão de toneladas em 2021. Gerando um crescimento de 4% em relação ao ano passado e demonstrando uma perspectiva de recuperação da economia.


A ITC Move atua na movimentação logística em portos garantindo segurança e agilidade para sua operação. Saiba mais em ITC Move.


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo