escavadeira,contra-luz-tratada.jpg

Abril Verde no Grupo Itaeté


O mês de abril é um mês importante sob a ótica da segurança e saúde do trabalho. Para entender, precisamos voltar um pouquinho na história e lembrar de um acidente que ocorreu em 28 de abril em 1969, vitimando 78 trabalhadores, que trouxe à tona a discussão sobre o assunto. Porém, somente em 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho. Em 2013, por iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná, o mês de abril passou a ser chamado de Abril Verde e estendendo a discussão durante todo este período.


Segundo dados da OIT, o Brasil ocupa o quarto lugar em acidentes de trabalho, com um volume superior a 700 mil casos. É importante entender o cenário para que, cada vez mais, as empresas adotem posturas para diminuir estes números.


No Grupo Itaeté levamos o assunto muito a sério. A nossa área de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) é responsável por implantação de rotinas e políticas, bem como acompanhamentos destas. Entre estas posturas estão diálogos diários com as equipes das operações antes do início de cada turno, fornecimento e controle de EPIs, inspeções regulares em todas as áreas e políticas de relatos de desvios. Com o advento do Covid-19, foi agregado a tudo isso sanitizações das áreas de trabalho, medição de temperatura da equipe, fornecimento de máscaras, distanciamento e demais recomendações da OMS.


Tudo isso resulta em 1227 dias sem nenhum acidente em nossas operações. E a certificação ISO 45.001, que regulamenta a segurança e a saúde do trabalho.


Estes são dados de conquistas de uma empresa que se preocupa com o indivíduo, mas também de uma colaboração de um time que também acredita na importância do cuidado.

71 visualizações0 comentário