escavadeira,contra-luz-tratada.jpg

A maior reserva de terras raras está no Brasil


Diversas vezes aqui no blog já contamos sobre a importância da mineração para a economia e desenvolvimento do Brasil. O setor é responsável por números bastante expressivos de exportações e faturamento.


Além da contribuição de mercado pelos minérios mais tradicionais, o Brasil possui grande potencial para se tornar referência nos minérios de terras raras. Talvez você já tenha ouvido falar em terras raras na mineração, vamos dar um breve panorama.


Os materiais encontrados em terras raras são 17 elementos químicos com propriedades magnéticas fundamentais para a fabricação de superimãs, eletrônicos, equipamentos para defesa, indústria aeroespacial, energia, entre outros segmentos. São nomeados assim, pelo fato de sua extração ser difícil e o procedimento de tratamento dos minérios ser complexo.


Em 2021, iniciou-se um processo de exploração dessas áreas no Brasil. Isso representa grande evolução no segmento pois, até pouco tempo era inviável o trabalho de extração em terras raras por falta de conhecimento técnico e equipamentos.


Estima-se que o Brasil tenha reservas de terras raras que podem chegar a aproximadamente 3,5 bilhões de toneladas. Apesar de possuir grande parte desses minérios, a produção ainda é bastante limitada. Porém, os primeiros passos são importantes para o desenvolvimento deste mercado.


Vale a pena monitorar e observar os próximos passos da mineração de terras raras, ainda mais com o grande potencial que temos no país.


A ITC Move atua com a terceirização de equipamentos e mão de obra especializada para a movimentação intralogística nas minas, garantindo qualidade e segurança no processo. Saiba mais em: ITC Move.


139 visualizações0 comentário